#Coluna da Josi: Qual é a sua política?





Politica ...e então o que você me diz?
De acordo com o filho do ouro* nosso dicionário mais famoso a politica é a arte ou ciência de governar.
Função exercida por alfas, padres, faraós, mães, e você! Sim você também é um politico já que seja por um único momento ou durante todos os momentos do dia você exerce a liderança sobre alguém ou algo, mas agora a pergunta definitiva é:
Que tipo de politico você é? (musica de suspense, por favor.)
Politicagem é o termo usado para nomear todas as ações feitas na busca de exercer o papel de politico, ou seja, cada acordo e cada palavra.
Seja pelo instinto animal, pela fé, pela classe social ou pelo poder todos usam da politica para conseguir o que quer nossas mães e pais usam de 3 tipo diferentes de politicagem a numero um recompensas , numero dois obrigatoriedade/dever e a numero três comum acordo. Deixe me explicar melhor:
Recompensas: Esse tipo de politica familiar vem sempre com a frase
“Faça tal tarefa e lhe darei um doce.”
Nada mais é que o descarado suborno, comum no meio familiar e no governo do nosso país.
Obrigatoriedade/dever: Esse tipo existe em lares extremamente rígidos onde que manda é quem manda e isso não muda daqui a 4 anos.
“Você vai fazer por que eu estou mandando.”
Não te fez lembrar Os Anos de Chumbo*?
Comum Acordo: Acordo em conjunto para o bem maior.
“Você arruma a cozinha e eu arrumo o restante da casa, assim ficamos livres para ir ao shopping.”
Raro, mas não impossível é a cereja em cima do bolo de qualquer sociedade bem sucedida.


Caro leitor você já se perguntou aonde quero chegar com esse nosso “bate-papo”?
Bem sempre vemos alguém falar sobre politica, criticar, tomar para se a esquerda ou à direita, mas eu quero que você veja o berço da politica de onde ela, quem é ela e como ela deveria ser. Se quisermos mesmo uma politica diferente em nosso país devemos entender, devemos ver qual é a politica que praticamos diariamente e julgar nossa conduta por que quando você conseguir ver em se a politica que quer você também irá reconhecer o politico que quer.
Então me diz ai..
Que tipo de politico você é?


*1 - filho de ouro; Dicionário Aurélio / *2- Anos de Chumbo; Tempo em que a ditadura governava no Brasil.

Comentários