#Coluna da Mari: Viver e existir

 




            Seguindo mais uma sugestão de temas, vamos ao texto de hoje. No dicionário, a palavra viver significa: verbo intransitivo, Ter vida ou existência;O contrário de morrer. Ex: O doente ainda vive. 
Já existir significa: verbo intransitivo, Ser num dado momento; viver Ex: nunca existiu outra pessoa como você. O contrário de inexistir.
Claro que não usamos esse sentido no dia a dia e os significados são resumidos.
     Viver pode ser entendido como respirar, andar, ou só estar com seu corpo "ativo". Alguém que está em coma está vivo fisicamente, mas não existe. Em minha opinião, a vida é este fôlego que temos, os dias determinados que teremos e etc. Muitas pessoas tem tudo o que qualquer um desejariam, vivem um luxo mas não existem.
    O ser humano tem esse desejo de buscar algo mais, que dê sentido a existir. Seja em Deus e em realizações profissionais/acadêmicas, como no meu caso, ou em ter muito dinheiro, sexo ou bebidas aos montes, ou em qualquer outra coisa.
    Buscamos ter mais do que só esta matéria física, mais do que o fôlego. Este tempo de confinamento certamente tem mexido com a cabeça de qualquer um, e reavaliar tanto a vida e sua finitude quanto a existência e seu sentido pode ser algo benéfico.
    Como cristã, tirando a religiosidade, buscar a Cristo tem trago muitas respostas. Não levem esse texto como uma doutrinação forçada, mas acredito que valores como amar o próximo, fazer o bem sem olhar a quem, pensar nas atitudes e palavras não fazem mal a ninguém. Quem sabe se praticássemos mais essas coisas, o mundo estaria melhor, e nossa vida/existências mais leves.


Sigam-me no insta: @mcardosoescritora

Sugestão de música para relaxar:


Comentários