#Coluna da Mari: O Efeito Primavera

 



            Eu moro em um chácara, então sempre tenho que varrer uma parte do quintal pois cai as folhas das árvores (óbvio). Porém especialmente hoje reparei em uma acima de mim, é a Mangueira. Ela nunca deu uma fruta sequer, mas como qualquer árvore nesta estação do ano ela está trocando suas folhas.

        Observando aquelas folhinhas pequenas e clarinhas, que contrastavam com as outras, fiquei encantada. Claro que varrer aquela quantidade enorme de folhas não é uma tarefa que seja a minha favorita, porém, refletindo um pouco sobre a situação, vi que há muito mais atrás disso.

        Ela está trocando as folhas, afinal como um amigo me disse, a natureza faz isso, nenhuma planta fica com as folhas para sempre. De certo modo, as árvores trocam de roupa. Aquilo que é velho não é mais útil, e é necessário a manutenção de coisas novas, para que ela possa resistir as próximas estações e cumprir suas funções biológicas. 

    Mas enfim, não entrarei nesse assunto, mesmo porque não sou entendida. Porém acumulando algumas coisas que ouvi, posso dizer que isso se aplica a nós. O efeito primavera acontece com muita gente, esta estação está ligada a renovação, a alegria, amor, juventude e etc. E percebi que eu particularmente estou deixando algumas "folhas velhas" presas em mim, e impedindo as novas de nascerem.

    Deixando as analogias com planta de lado, tenho o hábito de remoer situações do passado e coisas que perdi. Este hábito não é necessariamente ruim, mas como um texto que li, isso dá um toque de frustração ao meu presente, e aos poucos deixam os meus dias cinzas. O passado, se passa de lição e vira fardo, nos deixa num ciclo onde não chegaremos aonde desejamos ou não viveremos experiências novas por nossa culpa.

    Claro que ainda batalho este conceito, e quero renovar minha "folhagem" (lá vamos nós na analogia de novo). Dia após dia ver os caminhos novos, e deixar o passado ser apenas consulta. Não posso mudar a Marielle que fui, meus erros e acertos, mas posso aperfeiçoar a que serei, e evitar repetir erros, afinal nunca deixarei de errar. A primavera é uma época boa para renovar-se de dentro para fora, de limpar o guarda roupa e até os conceitos e pensamentos. Então viva ao Efeito Primavera!

Siga-me no insta: @mcardosoescritora    :-D

Comentários