#Coluna da Mari: + Gratidão, - Reclamação

 


Eu me considero reclamona, especialmente quando as coisas acontecem de modo inesperadamente negativo. Mas acho que todo mundo é um pouco assim, ou pelo menos a maioria. Nesse ultimo ano, a pandemia e toda essa problemática com o governo atual tem acentuado isso, e a cada dia mais difícil não reclamar ou se questionar. A indignação e a revolta parecem que grudaram na garganta e não querem sair mais.

            Não vou vir com uma filosofia de "Poliana" com um jogo do contente, mas uma coisa é verdade: precisamos tentar tirar o melhor de casa dia. Não será fácil, e tem dias que parecerá impossível parecer ser grato por algo, e soa meio tolo usar o conceito de agradecer por estar vivo por exemplo, ou por respirar. Porém ainda que pareça tolo, é um pequeno passo diário que vai se tornar uma semente á ser regada com outras "gratidões".

        Cada um tem suas dificuldades, as coisas na vida que não nos agrada, as particularidades negativas, mas é importante olhar e agradecer as boas. Não de modo iludido, pintando cores onde não cabe, mas pela lente da realidade, com resiliência, e para mim, a fé em Deus, mas não como mágica, mas como ponto de força, crendo que há algo melhor na frente, e que até neste momento tão sofrido, algo de bom vai surgir e será moldado em cada um de nós, e que a generosidade pelo próximo, a empatia florescerá.

        Ir aos poucos, trocando a reclamação pela gratidão,  já que nossos pensamentos tem a força de dirigir nossa vida, nos impulsionar, como até a própria bíblia diz: Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. - provérbios 4:23, no entanto, se você não é religioso, ainda é real o fato de que nossos pensamentos moldam como lidamos com as coisas, e podemos com pequenas atitudes, vendo a vida com mais gratidão, tornar cada dia melhor, e ter mais forças pra vencer os desafios.

@mcardosoescritora


Comentários