#Coluna da Mari: Solidão (sim ou não?)

 


            A Marielle vai citar a terapia de novo? Sim haha, afinal ela tem sido um constante na minha vida, e que tem me ajudado a melhoras e amadurecer. Abri uma caixa de perguntas no meu instagram de textos (mcardosoescreve) e uma das sugestões foi o tema "solidão".

    Senão me engano já falei desse tema aqui, mas daquela época pra cá, muita coisa mudou em mim. Eu sou uma pessoa que ama companhia, aquele agito familiar e tudo o mais, e começar a morar sozinha foi um grande desafio pra mim.

    Lá se vão três anos, e nesse interim comecei a terapia. Um dos assuntos foi justamente o sofrimento que eu tinha de me sentir solitária (ou sozinha, se preferir o termo) e a crescente angústia que sentia me fazia sofrer muito. Em uma das consultas, minha psicóloga disse que eu devia enfrentar a solidão, ao que eu respondi "não". Ela por sua vez disse "mas você precisa", e me vi na missão de cuidar mais de mim e enfrentar meu monstro particular.

    Como muitas pessoas eu confundi estar sozinha com estar solitária. Estar só não é ruim, eu aprendi isso, cuidando mais de mim, arrumando minha casa e fazendo coisas pelo meu bem estar, sem precisar de companhia ou de alguém para fazer por mim. Já a solidão ela é aquele vazio que implora por companhia, não necessariamente romântica, e que se impõe em nós mesmo na multidão.

    Não tem sido fácil essa jornada, mas hoje não temo estar sozinha, aprecio meus momentos comigo mesma e isso me proporciona apreciar mais os momentos com que eu amo. Cada um de nós somos nossa primeira casa, e é vital para nossa existência o auto cuidado, seja fazendo uma academia, começando aquele hobbie desejado, ou só ficando em casa tranquilo.

    Tem muitas coisas que não cabe a ninguém fazer por nós, só a gente mesmo, porque diversas vezes no fim do dia, você terá somente a si, não porque ninguém se importa, mas a vida é assim, e além de Deus, quem te conhece mais é você. Eu estou convivendo bem comigo, e você?


Comentários