#Coluna da Mari: Amanhã eu penso nisso

 



Deus e o mundo sabe que faço terapia, não é segredo pra ninguém. Nesses últimos meses volta e meio enfrento a ansiedade de maneira mais ferrenha, e graças a Deus tenho vencido mais do que perdido.

Tem noites que quando vou dormir, uma angústia me toma e me desespero, algumas ocasiões sem motivo. E evoco uma frase que li num livro chamado Os bebês de Auschwitz: "Amanhã eu penso nisso."

Esta frase era um mantra de Hanka (senão me engano), uma das mulheres no livro que passou a gestação, parto e parte da vida do filho em campos de concentração. Num dos relatos históricos de sobreviventes da 2º guerra, esta frase me marcou. Aquela mãe repetia para si mesma afim de sobreviver dia após dia.

É claro que nem comparo minha vida á dela, que foi indescritivelmente mais dura, e nem é minha ideia traçar um paralelo, só queria mostrar a origem da frase que uso mentalmente com frequência (inclusive recomendo a leitura do livro).

Eeeeeenfim, essa frase me ajuda a colocar a mente em foco, e lembrar que é fácil cair na pira do desespero, que em grande parte se baseia em medos irreais, fardos que não tenho que carregar ou situações que apenas se resolverão á longo prazo.

A nossa mente é fértil, e não prego a vibe de positividade tóxica, gratiluz, jogar pro universo e tal, mesmo porque nem acredito nessas coisas. Mas acredito que como a bíblia diz: "Provérbios 4:23 NTLH Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos", de que conforme combatemos esses pensamentos venenosos e nos atemos á realidade e a Deus (no meu caso) que isso alivia um pouco da dureza da vida.

Como eu disse no começo, não venço todos os dias, mesmo porque ninguém vence. Porém sigo contando um dia por vez, e agradecendo a cada um que se finaliza, alguns mais chorosos, outros mais alegres, uns com momentos extraordinários outros em sua maioria na beleza do comum, e sempre me lembrando de não estou sozinha, e de quando a angústia vem "Amanhã eu penso nisso."

Versículo retirado de https://www.bible.com/pt/bible/211/PRO.4.23.NTLH




Comentários